quinta-feira, 2 de junho de 2011

Preconceito.

Você já sofreu algum tipo de preconceito?
Você já foi preconceituoso para com alguém?
Você sabe o por que das pessoas serem preconceituosas?

Perguntas e mais perguntas, a filosofia nada mais é do que a busca incessante por questionamentos, sem nunca ter respostas definitivas. Ao longo dos anos pesquisas realizadas pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas ) mostra que o preconceito com pessoas de pele escura, homosexuais não diminiu, muito pelo contrário tende aumentar.

Mas afinal qual seria o motivo? A primeira resposta para isso é a educação, desde pequena a criança é ensinada a negligenciar a visão de homosexuais como pertencentes à sociedade, esses CIDADÃOS são vistos como uma deformidade da sociedade, privados do respeito e da aceitação das pessoas. As pessoas de pele escura são vistas sob um ponto marginalizado sofrendo preconceitos, no trabalho, na rua, na escola, em fim em todo ambiente social, mas não podemos esquecer que essas pessoas são SERES HUMANOS.

O preconceito surge do egocentrismo das pessoas, geralmente na sociedade as pessoas pressisam se sentir melhores que as outras para elevar seu ego e a aceitação social de si mesma dentro da sociedade, logo podemos dizer de forma metáforia que essas pessoas prescisam "subir em cima de outras pessoas" para reafirmar o seu Ego, ou seja, começa a descriminação onde essas pessoas apontam defeitos ( que elas consideram defeitos e toda sua ignorância ) para enaltecer suas qualidades.

Independente dos motivos psicológicos, socias que gerem o preconceito, só podemos entender que seja qual for o motivo, ele não passa de ignorância pura de uma sociedade que tem uma educação pobre e deficiente, onde as pessoas só se importam com a imagem exterior, com futebol, carros e mulheres peladas e um maxismo fora do comum. Independente da nossa cor, opção sexual, sotaque, por dentro todos temos um coração, coração este que bate como um só dentro de nossos peitos, essas pessoas que sofrem de preconceito, são pessoas como qualquer outra com sentimentos, sonhos como qualquer outra.
Somos todos iguais, talvez um dia o ser humano deixe de ser tão egoísta e superficial e aprenda a aceitar todas as pessoas olhando apenas as qualidades uns dos outros e deixando e de ver defeitos onde não existem.
NÂO AO PRECONCEITO!

Um comentário:

  1. Parabenizo-o pelo blog, descobri ainda há pouco.

    Falar sobre o preconceito é sempre difícil, porém necessário. Pois como falado neste post ele só aumenta. Em algum momento da vida agimos com preconceito para com outrem. E também recebemos este preconceito de volta. Passado por tal situação, descobrimos o quanto é ruim sofrer qualquer tipo de preconceito. Fomos "infectados" com o preconceito na infância e temos que PARAR de "infectar" as crianças de hoje, mas infelizmente isto não acontece. Mas como diria Paulo Freire: "Devemos esperançar" que o preconceito deixe de passar de geração a geração.

    "...onde as pessoas só se importam com a imagem exterior, com futebol, carros e mulheres peladas e um maxismo fora do comum." Isto é algo que me entristece muito.

    Não me leve a mal, mas notei alguns erros ortográficos:
    Precisam, estava pressisam e prescisam.
    Discriminação, estava descriminação.

    O blog está parado há um bom tempo. Posts novos seria bom!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger

Localidade dos Visitantes