quinta-feira, 2 de junho de 2011

Humanidade.

Escrito por: Édiner.R.Silveira

A natureza humana é um conjunto de características descritas pela filosofia, incluindo formas de agir e pensar, que todos os seres humanos tem em comum. Vários são os ramos da ciência que estudam a natureza humana, incluindo sociologia, sociobiologia, psicologia, dentre outros. Filósofos e teólogos também fazem pesquisas sobre o assunto.

De acordo com o conceito aceito pela ciência moderna, natureza humana é a parte do comportamento humano que acredita-se que seja normal e/ou invariável através longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados, ou seja, somos o ato como dizia Aristóteles.

Atualmente pensadores e pesquisadores de vários ramos em comum como a psicologia, sociologia, psiquiatria, Neurofisiosologia, Teologia e Filosofia de vários ramos como a ontológica e antropológica, buscam entender o por que da crescente onda de violência que segundo estatisticas crescem cada ano mais, onde estaria o problema?

A resposta é a própria humanidade como afirma Eduardo Aquino Médico, psiquiatra, neurocientista,paletrista, Membro da Associação Americana de Neurofisiosologia cerebral e da Associação de Psiquiatria de New York,seis filhos, autor de 11 livros e ministro palestras em todo o país. ele diz " a humanidade é maligna em sua enssência" 
Se observarmos atentamente o percurso histórico da humanidade é clara degradação social e moral que esta vem sofrendo no decorrer dos séculos, nós poderiamos fazer várias citações dos dias gloriosos da Grécia clássica, ou de povos como os Sumérios, mas todos já estamos fartos de saber então pulemos para um outro aspecto bem saliente, não existe um momento na história da humanidade em que não tenha havido guerras com enorme derramamento de sangue, toda a nossa história é preenchida de violência e maldades que beiram ao surpreendente e a brutalidade, mesmo hoje, guerras se arrastam pela Libia, oriente médio e coréia do norte, onde pessoas matam outras pessoas, mesmo no Brasil verdadeiras guerras civís se arrastam pelas cidades, na maioria das vezes por motivos banais.

Então surge a pergunta: Qual é a origem de tudo isso?
A origem é a própria humanidade como é chegada a conclusão dos estudos supracitados no início do meu texto, as invenções mais importantes da humanidade que trouxeram um avanço em escala, na verdade por muitos sociologos é entendida como uma regreção em seu intimo, a exemplo temos carros que destroem e corroem o nosso planeta, sistemas industriais que figurativamente escravisam o proletáriado com salários desproporcionais e concentração de renda desequilibrada. A própria física e quimica teve um grande avanço no século XX que muito contribui para tornar nossas vidas confortáveis hoje, mas que somente teve um incentivo com o intuito de construir bombas nucleares para guerras devastadoras, assim como o computador que é uma ferramenta incrivel e indispensável hoje em dia para diversos setores, mas que foi desenvolvido na guerra. A própria pólvora que já foi criada e desejada no fundo com intuitos de eliminar outros seres humanos.

Agora eu me pergunto, com toda nossa capacidade como seres humanos, com todo o nosso potêncial, não poderiamos desenvolver a tecnologia e a ciência em geral com o intuito de prover o bem, gerando lucro sim, mas não mais que suficiente para cada pessoa? Não poderiamos abandonar sentimentos de ódio de raiva e nos valer da sabedoria atrelada a sentimentos bons para ajudar uns aos outros?
Pare e pense comigo um instante, tente imaginar o avanço que temos hoje em dia, agora tente imaginar que tudo isso poderia ser usado para o bem de todos, imagine as pessoas refletindo e não matando umas as outras por motivos banais, não sendo preconceituosas como são, preconceito esse de rotular as pessoas que insentiva a matar, como vemos os judeus que pagaram com suas vidas por seres "diferentes", e hoje ainda vemos pessoas destratando pessoas de pele escura, ou homosexuais que são mortos, ou pior agreditos em vias publicas na luz do dia por "pessoas de familia" como mostrou uma reportagem do profissão reporter, onde os mesmo estavam apenas de mãos dadas na rua e na verdade eram atores com o intuito de atestar o ódio desenfreado e incoerente.
Tente imaginar um mundo incrivel, com tudo de bom que podemos criar com toda a nossa capacidade, sim isso é possivel, mas depois de cerca de 6 mil anos de civilização nada mudou, a humanidade pode ser muito melhor muito mais, pode alcaçar niveis elevados de consciencia e de sociedade, temos todas as ferramentas em nossas mãos para realizar isso, mas não o fazemos, por um simples motivo: Nossa a natureza.

Mas voltando a realidade temos um mundo bem diferente, temos pessoas passando fome na casa dos milhões já, uma concentração de renda desequilibrada onde poucos tem muito tudo pelo egoísmo, e principalmente a taxa de crimes vem aumentando a cada ano e o que mais impressiona com o passar dos dias são os motivos que acarretam isso. Fazemos isso por que somos humanos e a humanidade é provida de maldade em sua essência esse é um fato (episteme) e não a minha opinião (doxa).

Porém existem pessoas boas em suas naturezas que fazem o bem, que não são em exgero ambiciosas, muito pelo contrário dividem o que tem e ajudam com projetos socias e ONGs em geral quem mais necessita, eu costumo dizer de forma METÁFÓRICA que essas pessoas não são mais seres humanos, são pessoas que evoluiram em um nivel tão superior que não são apegadas a dinheiro por exemplo, um dos fatores devido ao capitalismo que define o principio da corrupção do humano que vem depois é claro do egoísmo que gera a maior dessas coisas ruins.

Acredito que no momento que nós seres humanos evoluirmos como essas pessoas e ajudarmos uns aos outros, sem nos apergarmos ao dinheiro, sem sermos egoístas, orgulhosos e abandonarmos nossa natureza de ódio e vingança seremos um outro tipo de ser no sentido figurado é claro, mas que defina nossa natureza de uma forma evolutiva mesmo que mantenhemos a mesma aparência. E que abandonemos esses sentimentos corruptíveis que só conseguimos explicar a origem do ódio que verte as vezes por motivos banais, por que somos humanos.

Podemo evoluir sim deixando de ser ato e nos tornarmos potência como dizia Aristóteles como citei no começo do meu texto, é verdade que como as coisas caminham tudo tende a piorar com os anos infelizmente, isso não é um desejo meu ou minha opinião é um fato atestado e amplamente aceito, mas temos que criticar e indentificar os problemas para que consigamos enchergar um horizonte agradável em nosso futuro.

Aconselho a quem chegou até aqui ler o livro Assim Falou Zaratustra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que mostra essa identidade da essência da humanidade como abordei aqui.

"O homem deve ser superado!", Nietzsche

Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje! — NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência, §125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Localidade dos Visitantes